Resumo Trabalho

CONHECIMENTOS, SABERES E DIMENSÕES FORMATIVAS DOS EDUCADORES DE PESSOAS IDOSAS: UM ESTUDO NUMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE NO ESTADO DA BAHIA

Autor(es): IRLANA JANE MENAS DA SILVA

Este estudo cientfico busca entender quem so os educadores que atuam com idosos e como se apropriam dos saberes e conhecimentos da educao na prtica pedaggica. Assim, o foco da anlise dessa pesquisa incide sobre se os educadores reconhecem a autoformao em servio decorrente de sua atividade na Universidade Aberta Terceira Idade UATI, de uma Universidade Estadual da Bahia. Esta pesquisa teve como objetivo geral entender se e como ocorre o processo de autoformao, no que concerne aos saberes, conhecimentos e s aprendizagens dos educadores no campo da gerontologia educativa ou educao gerontolgica na atuao em universidade aberta terceira idade.. Com este objetivo trilhou-se o caminho da pesquisa com abordagem qualitativa do tipo descritiva, atravs de entrevista estruturada como recolha de dados e de pesquisa bibliogrfica, analisando como os educadores vivenciam suas atividades, a maneira como interpretam esses saberes e conhecimentos adquiridos na sua atuao e questes relacionadas com os saberes da experincia e do constructo terico. Os resultados emergem como desafios a serem enfrentados, por conta da formao de educadores nessa rea ainda no ser ponto crucial para se atuar com idosos. Ento, destacamos como elemento conclusivo que os educadores apesar de construrem saberes e conhecimentos na convivncia com os idosos, de modo geral no se apercebem da relevncia da educao gerontolgica para tornar o idoso protagonista do percurso educativo e ter como base a integrao das dimenses formativas como campo propcio educao na e para a terceira idade.

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