Resumo Trabalho

PROFISSIONAIS DE APOIO ESCOLAR E AS MÚLTIPLASINTERFACES PARA ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS PÚBLICOALVODA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Autor(es): LEANDRA DE SOUZA VIEIRA, FLAVIANE FELISBERTO DOS REIS

O presente estudo tem como objetivo analisar o cenrio que envolve os profissionais de apoio escolar, diante da necessidade de reorganizao estrutural e humana para assegurar currculo, tcnicas, recursos educativos especficos, mtodos, e adaptaes nas classes regulares de ensino, para alunos pblico-alvo a Educao Especial, segundo enfoque da Lei Brasileira de Incluso. Pretende-se tambm realizar a anlise documental do cargo em estudo e correlacion-la as legislaes vigentes que norteiam esses profissionais nos municpios de Pinheiral e Juiz de Fora, assim como entender numa construo dialgica as implicaes diante das classes regulares de ensino. Para isso, o estudo conta com a abordagem da Pesquisa qualitativa, a qual segundo Chizzotti (2003) envolve um campo transdisciplinar e implica uma partilha densa com pessoas, fatos e locais que constituem objetos de pesquisa. Pelo mtodo da entrevista sociolingustica de Goldenberg- 1999, busca-se ouvir alguns profissionais de apoio egressos no municpio, a fim de diagnosticar e coletar dados numa perspectiva coletiva quanto as suas expectativas no mbito da educao inclusiva. O trabalho possui interface com os Grupos de Pesquisa do Ncleo de Educao Especial e Inclusiva- NEEI da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e CNPQ na rea de Educao e Incluso vinculados ao Mestrado Profissional em Diversidade e Incluso- CMPDI da Universidade Federal Fluminense (UFF). Dessa forma disps se do recurso da entrevista, tendo como base um questionrio com perguntas semiestruturadas para nortear as questes analisadas futuramente, por meio das anlises dos participantes (profissionais selecionados) que se encontram em situaes de mediao escolar e docncia compartilhada. No decorrer do estudo espera-se uma construo das barreiras que interferem ou limitam o processo de conviver e aprender dos alunos pblico alvo da educao especial, e a compreenso de mtodos e tcnicas a serem aplicados com foco em suprir as necessidades especficas de cada aluno, otimizando a relao entre os envolvidos no contexto educacional.

Veja o artigo completo: PDF