Resumo Trabalho

MARCAS DE GÊNERO EXPRESSAS NAS INTERAÇÕES ENTRE CRIANÇAS: PROBLEMATIZAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR

Autor(es): PAULA RIOS DE FREITAS, DILTON RIBEIRO DO COUTO JUNIOR, FELIPE DA SILVA PONTE DE CARVALHO

Fruto de pesquisa recentemente concluda, o estudo apresentado neste texto teve como objetivo investigar, sob a tica de professoras da Educao Infantil, como as marcas de gnero se fazem presentes nos momentos de interao entre crianas de uma escola da rede pblica de Itaperuna/Rio de Janeiro. Haja vista a necessidade de se desestabilizar o regime heterocentrado que busca, incansavelmente, normatizar corpos, gneros e sexualidades, esta pesquisa ancorada numa proposta que busca fomentar outras formas de olhar/(re)pensar o mundo em prol da necessidade de se criar estratgias de enfrentamento heteronormatividade. Para isso, foram realizadas conversas com professoras da Educao Infantil dessa escola pblica, que evidenciaram a forte presena das marcas de gnero no cotidiano educacional. Os achados da pesquisa apontaram para a necessidade de se buscar estratgias/brechas capazes de promover dilogos mais abertos entre a escola, as crianas e as famlias, com o objetivo de negociar sentidos que possam ser potentes para diminuir a incidncia de preconceitos e discriminaes em torno das questes de gnero que estremecem o cotidiano da Educao Infantil.

Veja o artigo completo: PDF