Resumo Trabalho

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS NOS DISCURSOS DE ESTUDANTES DA PEDAGOGIA SOBRE RELAÇÕES ETNICO RACIAIS E EDUCAÇÃO

Autor(es): JANAINA DE AZEVEDO CORENZA

Este trabalho fruto da pesquisa de Doutorado desenvolvida na PUC-Rio que buscou provocar o debate sobre a aprendizagem da Lei 10.639/2003 que altera os Artigos 26, 26 A e 79 B da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDBEN) para incluir no currculo oficial das redes pblicas e privadas de ensino a obrigatoriedade do estudo da Histria e da Cultura da frica e dos Africanos e seus desdobramentos. A pesquisa abarcou dois cursos de Pedagogia ofertados em instituies pblicas no Estado do Rio de Janeiro. Nomeamos de Instituio A aquela cujo currculo no traz uma disciplina de carter obrigatrio, o tema das relaes raciais e educao e de Instituio B aquela cujo currculo traz pelo menos uma disciplina com este carter. O problema da pesquisa est pautado na investigao das diferenas e das semelhanas nos discursos dos estudantes que cursaram uma disciplina obrigatria sobre questes raciais e educao e no discurso dos que no a cursaram. Buscamos questionar, considerando o objeto de estudo, quais conhecimentos, a respeito das questes das relaes tnico raciais e educao os estudantes adquiriram durante a formao. Como resultado a pesquisa aponta que mesmo com uma disciplina de carter obrigatrio ainda necessrio avanar nos contedos, nas discusses e nas aprendizagens sobre o tema, pois na anlise comparada entre os discursos dos estudantes no localizamos diferenas significativas sobre os conhecimentos adquiridos e futura aplicao dos mesmos.

Veja o artigo completo: PDF