Resumo Trabalho

TODA SEXTA-FEIRA À NOITE: UMA EXPERIÊNCIA COM MÚSICA E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II NA CIDADE DE MATARACA-PB

Autor(es): ROSALINE BEZERRA DE OLIVEIRA

A pesquisa visa analisar as contribuies da msica nas aulas de Matemtica. Com base no tema: msica nas aulas de Matemtica. Trata-se de uma investigao descritiva e exploratria. Contempla uma abordagem qualitativa com metodologia adequada para alcanar o objetivo e responder a questo levantada: quais as contribuies da msica para as aulas de Matemtica? Portanto, a pesquisa qualitativa e descritiva possibilitou compreender e interpretar o objeto em estudo, com base na perspectiva dos sujeitos envolvidos. Como instrumento de coleta de dados utilizamos entrevista semiestruturada destinadas aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cnego Jos Vital Ribeiro Bessa oriundos da cidade de Mataraca-PB do turno da noite, da qual foram feitas uma anlise de contedo mediante as entrevistas. Os resultados alcanados leva-nos a perceber que o alunado gosta de ouvir msica, de cantar, tem acesso a esse tipo de mdia e demonstraram no trabalho, grande interesse por assim executar as atividades propostas o que fortalece o aprender e o apreo pelo trabalho. Atravs da escuta de diversos tipos de msicas, a reflexo sobre o que estas queriam dizer, suas histrias, foi possvel tambm suscitar na turma o desejo por tambm construrem suas prprias msicas, sons, letras, composies. Para alm disso, os alunos tornaram-se mais participativos nas aulas e nas atividades de um modo geral realizadas na escola. Considera-se assim que a msica um elemento instigador para despertar o interesse pelo aprender.

Veja o artigo completo: PDF