Resumo Trabalho

DISSERTAÇÃO: SUPER-HERÓIS NEGROS: REFERÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

Autor(es): FERNANDA PEREIRA DA SILVA e orientado por ROBERTO CARLOS DA SILVA BORGES

A partir do princpio de fortalecimento de identidade e de direitos, apresentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao das Relaes tnico-Raciais e para o Ensino da Histria e Cultura Afro-brasileira e Africana, que regulamentam a lei n 10.639/2003, a presente pesquisa parte do entendimento que a discusso sobre a representao da identidade da pessoa negra, atravs das variadas produes miditicas, torna-se um assunto fundamental para o reconhecimento da historicidade negada ou distorcida da populao negra. Esta pesquisa reconhece no sistema narrativo existente nas histrias em quadrinhos a possibilidade de ilustrar o debate sobre a representatividade da pessoa negra no papel de super-heri. Relacionando est anlise com os processos polticos, histricos e sociais de grande relevncia para o fortalecimento dos movimentos de resistncia da populao negra. Os espaos produzidos pelos super-heris negros nos quadrinhos tornam-se uma importante possibilidade de enfrentamento das questes raciais historicamente vivida pela populao negra. Esta pesquisa reconhece a necessidade de estmulo formao de professores como forma de efetivar as principais legislaes vigentes no Brasil sobre a educao das relaes tnico-raciais e ensino da cultura afro-brasileira e africana.

Veja o artigo completo: PDF