Resumo Trabalho

PROPOSTAS PARA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA DE ALUNOS SURDOS

Autor(es): THABATA FONSECA DE OLIVEIRA, CELESTE AZULAY KELMAN

A educao de alunos surdos tem se tornado, crescentemente, objeto de pesquisas acadmicas. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo sistematizar as contribuies das produes acadmicas no que concerne s possibilidades pedaggicas para educao geogrfica de alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa bibliogrfica, de natureza qualitativa. Para isso, realizamos levantamento no Banco de Teses e Dissertaes da Capes (BDTC), onde identificamos nove dissertaes com a temtica de interesse. Na anlise do material, seguimos as recomendaes para a pesquisa bibliogrfica, realizando a leitura exploratria, leitura seletiva e leitura analtica/interpretativa (GIL, 2008). Os resultados apontam o aumento de investigaes na rea, nos ltimos seis anos, com predomnio de pesquisas nas regies Sul e Sudeste. Em relao s propostas pedaggicas apresentadas, observamos a tendncia de valorizao da particularidade visuo-espacial do aluno surdo nas aulas de Geografia e tambm a especificidade lingustica deste alunado. Tal orientao tem influenciado a elaborao de metodologias que envolvam, dentre outras, o trabalho de campo, o uso de imagens, fotos, filmes, vdeos e a reflexo sobre possibilidades que integrem a Libras, a Lngua Portuguesa e o conhecimento geogrfico. Contudo, evidenciamos que ainda so poucas as pesquisas que aprofundem as discusses acerca da cartografia escolar e a educao de surdos.

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