Resumo Trabalho

MEDIAÇÃO ESCOLAR DE UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.

Autor(es): HELAYNE DA SILVA SANTOS, ANNIE GOMES REDIG e orientado por ANNIE GOMES REDIG

Dentro do relato de experincia de uma estagiria, foi desenvolvido um Estudo de Caso sobre uma criana com deficincia intelectual matriculada na rede pblica de ensino do municpio do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, que possibilitou observar e analisar a realidade de um cotidiano escolar; objetivando desenvolver a participao e autoestima do aluno junto a turma. A resposta a esses estmulos foi bem significativa e o trabalho em conjunto da estagiria (mediadora) e os professores da turma, foi primordial para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, que passou a estar disposto a participar das atividades propostas em sala. Concluindo que tanto o mediador quanto o professor so essenciais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dentro de uma perspectiva inclusiva, pois ao se trabalhar as habilidades, elaborar adaptaes curriculares, possibilitar que o aluno se desenvolva tanto academicamente quanto socialmente.

Veja o artigo completo: PDF