Resumo Trabalho

CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO COMPLEXO DE EDGAR MORIN PARA A EDUCAÇÃO

Autor(es): CRISTINA FERREIRA ENES

Resumo: Este artigo tem como objetivo introduzir uma reflexo sobre o pensamento complexo de Edgar Morin para a educao. A principal contribuio dessa pesquisa vai ser na rea da educao, especificamente, na filosofia da educao. O referencial terico que apoiou este estudo foi o do pensamento complexo de Morin (2002c) em particular Os Sete saberes necessrios educao do futuro e ter a funo de lanar o desafio de pensar a partir da complexidade. A escolha do tema foi resultado de vrias leituras que possibilitaram uma viso da Filosofia da Educao no mundo contemporneo. O artigo est dividido em duas sees: na primeira seo, trataremos da trajetria intelectual do autor, que defende a ideia de que o intelectual precisa estar envolvido com as causas sociais e, ao mesmo tempo, tratando dos problemas humanos, nos casos morais, sociais, polticos e filosficos. A segunda seo ser um resgate histrico do pensamento complexo. Nas consideraes finais retomaremos a importncia do tema da pesquisa para a educao. O estudo revelou que duas temticas desenvolvidas por Morin so referncias para a educao: a reforma do pensamento e a transdisciplinaridade. A reforma do pensamento trar contribuio para a educao, na medida que for pensada a partir do contexto e a transdisciplinaridade permite o confronto das disciplinas oferecendo-nos uma nova viso de natureza e da realidade, preservando a individualidade de cada disciplina. Assim, conclui-se que o pensamento complexo no trar a soluo para os problemas do mundo, mas uma possibilidade para pens-los.

Veja o artigo completo: PDF