Resumo Trabalho

PROFESSOR E ALUNO: UMA RELAÇÃO DIALÉTICA E DIALÓGICA NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES NOS PROCESSOS DO LER E DO ESCREVER

Autor(es): SABRINA GUEDES DE OLIVEIRA, MÔNICA RAMOS DA COSTA MACEDO

Esta comunicao tem o objetivo de problematizar a questo da alfabetizao, passando pelos sujeitos que a compem, as dificuldades e as potencialidades nos usos dos cdigos lingusticos e suas interaes com os meios e as realidades de letramento. Propomos um repensar da histria mais recente e das concepes de aprendizagem que nortearam as prticas docentes, da dcada de 80, at a insero da Psicognese da Lngua Escrita enquanto campo de estudo e de prxis pedaggica. O debate muito pertinente e importante para o campo educacional, pois traz tona a postura docente e o arcabouo terico que o constitui enquanto profissional que trabalha com a aquisio da leitura e escrita, alm de um mapeamento mais detalhado da formao desse sujeito aprendente (autor de seu conhecimento). Pretendemos analisar a relao dialtica entre os sujeitos mais significativos desse processo, o professor e o aluno, na tenso duradoura e permanente denominada ensino-aprendizagem.

Veja o artigo completo: PDF