Resumo Trabalho

USO DE IMAGENS VIRTUAIS COMO POSSIBILIDADE NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS: LIMITES E DESAFIOS

LUCIANO GOMES SOARES

O uso de tecnologias na educação é um meio que pode contribuir para um maior aprendizado, geralmente garantindo um melhor desempenho quando utilizadas para o desenvolvimento de habilidades ao serem trabalhadas suas dificuldades. E nessa relação entre elas e a Educação Matemática que buscamos fazer um estudo de como podemos adaptar as imagens virtuais de atividades matemáticas, presentes em páginas de Matemática no Facebook, para a educação inclusiva. Em nossa pesquisa de mestrado, trabalhamos o uso dessas imagens virtuais para o ensino e aprendizagem da Matemática. Partindo de nossas experiências em sala de aula, onde nos deparamos com alunos com deficiência, pensamos em sugerir atividades adaptadas para o desenvolvimento do sistema cognitivo dos alunos. Esse tema, que envolve as imagens virtuais, acreditamos que seja relevante, partindo do pressuposto que somos seres muito visuais e com a chegada e intensificação das redes sociais, como o Facebook, Whatsapp, Instagram, todos nós vivemos respirando imagens por onde quer que olhemos. Essas relações, que fazemos ao olhar determinadas imagens, podem auxiliar os alunos a desenvolver suas habilidades a partir do olhar, ao mesmo tempo em que esteja integrando outras experiências sensoriais.

Veja o artigo completo: PDF