Resumo Trabalho

VIVENCIANDO A PRÁTICA DOCENTE ATRAVÉS DOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID E MONITORIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

MERIS DE OLIVEIRA SILVA

O presente estudo trata de uma relato de experiência de estudantes do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Educação e Saúde (CES), Campus Cuité-PB e tem por objetivo descrever as experiências vividas na Monitoria e no PIBID e as contribuições destas vivências na preparação para a docência. A participação no Programa de monitoria ocorreu entre períodos de 2014-2016, para as disciplinas de Botânica Criptogâmica (Primeira autora) Ecologia Geral (Segunda autora), Morfologia e Anatomia Vegetal e Sistemática de Fanerógamas (terceira autora), respectivamente. Atualmente a primeira e segunda autora desenvolvem atividades em escolas da rede pública de ensino através do subprojeto PIBID-Biologia, na cidade de Cuité-PB, eanquanto a terceira autora já concluiu sua participação no programa. Das atividades desenvolvidas na monitoria destacamse: atendimento extra sala aos alunos, participação no planejamento e auxilio ao professor nas aulas teóricas e práticas. No PIBID, dentre as várias atividades desenvolvidas estão: trilhas ecológicas interpretativas; visitas aos Laboratórios da UFCG-CES dentre outras atividades em sala de aula. As participantes do PIBID e Monitoria tiveram a oportunidade de iniciar a docência ensinando para dois públicos diferentes, do ensino básico e do ensino superior. Esta experiência de conviver, de ensinar dentro destes dois ambientes foi bastante válida, trazendo resultados positivos somando experiências e capacitação para situar os licenciados das diversidades que o ensino contempla preparando-os para o mercado de trabalho seja em qual nível de ensino decidirem seguir carreira.

Veja o artigo completo: PDF