Resumo Trabalho

PRÁTICAS DE MELOPOÉTICA EM CENA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA DE LETRAS DE MÚSICA EM UMA ORQUESTRA DE FLAUTA DOCE

LEANDRO DE SOUSA ALMEIDA

O trabalho relata uma experiência de pesquisa que desenvolveu práticas de melopoética a partir da Música e da Literatura, apontando para a inovação do ensino dessas duas formas artísticas no uso dos gêneros textuais, especificamente a letra de música em grupo musical. Além de direcionar o olhar para uma possibilidade de performance aos modos do teatro, a experiência contribuiu na formação literomusical crítica e reflexiva de leitores e músicos instrumentistas, pudendo apontar caminhos metodológicos para o ensino-aprendizagem de Literatura e Música, ao passo que essa experiência contribuiu de forma efetivamente positiva para com todas as disciplinas curriculares, as quais os doze integrantes da Orquestra Infanto-juvenil de Flauta Doce cursam na educação básica. Foram submetidas aos professores e aos flautistas a entrevista estrutura em questionário no modelo Escala de Likert para medir o grau de conformidade dos entrevistados com relação às intervenções com a música e a literatura realizadas no grupo. A pesquisa realizada no contexto não formal apresenta elevado grau positivo de contribuição de impactos no desempenho escolar.

Veja o artigo completo: PDF