Resumo Trabalho

UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO DE SURDOS E A TV INES

JONARA MEDEIROS SIQUEIRA

O presente artigo analisa a produção jornalística da TV INES, primeira webTV acessível do Brasil, voltada para o público surdo. Para tanto, investiga as rotinas produtivas par analisar o conteúdo educativo e bilíngue, por meio de um formato inovador e uma narrativa que integra surdos e ouvintes, explorando diversos suportes e dispositivos audiovisuais. Para realização do estudo, o texto busca referencial teórico nas produções de Paulo Freire (1979; 1988) emerge nos anos de 1980 como Nestor Garcia Canclini (1999; 2000), Jésus Martín-Barbero (1997; 2002; 2003), Guilhermo Orozco (1992). Com base na análise, percebe-se que a produção fomenta conteúdos acessíveis em meio à homogeneização dos produtos comunicacionais elaborados em larga escala pelos grupos de mídia brasileiros. Desse modo, TV INES desponta como um programa inovador e edcativo que abre espaços interativos e participativos para pessoas com deficiência.

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