Resumo Trabalho

ESTUDANTES SURDOS E OS CONFLITOS RELACIONAIS NO PROCESSO EDUCACIONAL

POLLIANA BARBOZA DA SILVA

Este trabalho buscou analisar os conflitos relacionais existentes no processo educacional dos estudantes surdos no ensino superior, mais precisamente no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Esta pesquisa quanto à natureza foi qualitativo-descritiva e quanto à tipologia se apresentou como estudo de caso. O campo da pesquisa foi uma instituição de ensino superior privada, mais precisamente o curso de graduação em Pedagogia por ter estudantes surdos. A técnica utilizada foi a entrevista com três estudantes surdos/as. Os achados deste estudo revelaram que os estudantes surdos/as enfrentam conflitos no processo educacional, estes se encontram relacionados à falha na comunicação da maioria dos professores para com esses estudantes, o desconhecimento e a não utilização da Libras por parte da maioria dos professores, a falta da utilização de estratégias de ensino também se apresenta como fator agravante. Existe a desvalorização da cultura surda, em detrimento da cultura ouvinte e a comunicação entre ouvintes e surdos se encontra fragmentada. Os estudantes surdos dizem conhecer a proposta da inclusão, mas dizem também sofrer com as práticas de exclusão.

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