Resumo Trabalho

ABORDAGENS METODOLÓGICAS COM ENFOQUE CTS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

ELIZA EDNEIDE OLIVEIRA SOUZA DE ALMEIDA

É notável as dificuldades que a maioria dos estudantes do ensino fundamental, possui para aprender os conteúdos que compreendem a área das Ciências Naturais. Esses conteúdos se tornam mais difíceis à medida que os estudantes não conseguem associar sua aplicação ao seu dia a dia. Para minimizar essas deficiências fez-se um levantamento bibliográfico bem como aplicações de aulas práticas e utilização de material pedagógico específico, na turma de nono ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, município de Campina Grande - PB. O objetivo foi utilizar aula teórica com auxilio de um software de simulação (PHeT) e atividade experimental como metodologia facilitadora do processo de aprendizagem das Funções Inorgânicas no ensino de Ciências do ensino fundamental. As atividades em questão referem-se ao uso de um recurso digital com exemplos do cotidiano que associa o potencial hidrogeniônico(pH) a classificação da substancia a uma determinada função inorgânica e a visualização real a partir da execução de uma atividade experimental no mesmo sentido. A finalidade dessas atividades foram demonstrar que existem novos métodos que facilitam a compreensão dos estudantes, baseando-se no enfoque CTS. Sabendo-se que no nono ano é onde os estudantes têm o seu primeiro contato com os conteúdos de química por isso as atividades aplicadas foram voltadas para os conteúdos de química principalmente as Funções Inorgânicas. Os resultados demonstraram uma boa recepção pelas atividades práticas por parte dos estudantes, onde todos participaram ativamente, principalmente no laboratório. Foi perceptível também o interesse dos mesmos com os conteúdos.

Veja o artigo completo: PDF