Resumo Trabalho

A DIMENSÃO AFETIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO DESENHO

VIVIANA SOUSA RAMOS

As provas de avaliação psicopedagógica auxiliam o psicopedagogo a compreender as possíveis causas da não aprendizagem. Partindo dessas provas, iremos investigar e levantar hipóteses sobre tais dificuldades. Esta pesquisa é um estudo de caso com abordagem qualitativa de natureza descritiva e tem como objetivo apresentar um relato de experiência, apresentando os resultados do diagnóstico psicopedagógico clínico. Para isso, foram aplicados como instrumento de avaliação: Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA), Provas Operatórias de Piaget, Atividades de leitura e escrita, interpretação de texto e técnicas projetivas. O participante deste estudo foi um menino, da turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Campina Grande – PB. Com base nas aplicações das provas, iremos destacar as provas técnicas projetivas que têm como instrumento o desenho, para analisar os vínculos que o aprendente pode oferecer em três domínios: o escolar, o familiar e consigo mesmo, destacando mais o vínculo familiar.

Veja o artigo completo: PDF