Resumo Trabalho

PRÁTICA DOCENTE NA MATEMÁTICA: QUEBRA DE PARADIGMAS PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO

KATIA FARIAS ANTERO

Muitos professores no ensino fundamental dois apresentam resistências em desenvolver um plano de aula para que a coordenação possa verificar as ações idealizadas e possa auxiliar ao profissional no progresso das mesmas. Assim, nesse artigo, pretendemos apontar algumas possibilidades de se trabalhar a matemática propiciando aulas atraentes ao olhar do aluno, partindo da prática docente contextualizada. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede particular de ensino da cidade de Campina Grande – PB, onde esboçamos as ações desenvolvidas por um professor de matemática. A metodologia volta-se para uma pesquisa qualitativa onde utilizamos diário de campo, registros fotográficos, observações diárias, leituras teóricas como Groenwald, Alves, dentre outros. A pesquisa já concluída revela que à medida que o docente busca inovar suas aulas levando em consideração que o aluno precisa ser o centro da aprendizagem, o processo do saber apreender fazendo tem mais relevância e significação.

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