Resumo Trabalho

DIFICULDADES DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL.

ARIEL MORAES DE ANDRADE

O presente trabalho tem o intuito de produzir uma reflexão concernente às dificuldades enfrentadas no contexto da educação de surdos no Brasil, partindo desde as questões socioculturais e históricas até os dias de hoje. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, ou seja, revisão bibliográfica. Notar-se-á que ainda que essa problemática venha sendo discutida no Brasil desde o segundo reinado, há desafios e preconceitos que a comunidade surda passa em seu cotidiano, principalmente na fase escolar, haja vista que há precariedade em acessibilidade, uma vez que muitos estudantes surdos têm dificuldade em assistir aula por falta de intérpretes em sala de aula, e na motivação para o bilinguismo nas instituições. Educação e atendimento especializado para surdos é lei e elementar para o desenvolvimento da pessoa surda, porém, a grade curricular do docente, apesar de constar disciplina de libras em sua graduação, é de forma sucinta e não contempla a necessidade do aluno, sendo o discente prejudicado. Dessa forma, percebe-se a importância da capacitação da equipe que lida com os surdos em sua formação acadêmica para o crescimento estudantil e profissional do discente, além de garantir que a lei de inclusão educacional ampare a todos.

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