Resumo Trabalho

ATENDIMENTO PEDAGÓGICO FACE AO PROCESSO DE INCLUSÃO

LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE

Este trabalho teve como objetivo analisar as dificuldades de aprendizagem apresentada por um aluno com Síndrome de Down, estudante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Campina Grande, Paraíba. Procuramos entender o processo histórico da pessoa com deficiência, desde a Antiguidade até os dias atuais como também refletir sobre as Legislações propostas pelos órgãos públicos nas escolas regulares de ensino. A participação da família no processo de inclusão é importante para que a pessoa com deficiência possa desenvolver sua aprendizagem. É também necessário que todos que compõe o âmbito educacional estejam preparados para incluir a pessoa com deficiência, mais especificamente o corpo docente, e para isso é necessário que eles obtenham formação continuada e condições físicas e pedagógicas favoráveis para realizar um bom trabalho. Através da pesquisa realizada com Guilherme, foi observado que com acompanhamento individualizado e com respeito as suas limitações diante da sua, deficiência intelectual, ele foi capaz de identificar as vogais e consoantes no alfabeto móvel.

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