Resumo Trabalho

O ESTUDO DA DIVERSIDADE ÉTNICO RACIAL NAS TURMAS DE EJA DA ESCOLA ESTADUAL FILOMENA DE AZEVEDO

SALVIANA OLIVEIRA FORTE

Neste artigo, analisamos as práticas pedagógicas de professores na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objetivo entender como (se) reflexões sobre a diversidade étnico racial acontecem-nas turmas de EJA da Escola Estadual Filomena de Azevedo (RN). Como também, entender as contribuições da formação inicial e continuada para que o tema da diversidade étnico racial fosse trabalhado nas aulas de EJA. Trabalhamos na perspectiva de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, a partir da aplicação de um questionário, com os professores da EJA, formado por 11 perguntas divididas entre abertas e fechadas. Para o processo de discussão acerca dos resultados utilizamos como referencial teórico Lima (2006), Silva e Silva (2010), Brunel (2004), Machado (2008), as diretrizes nacionais curriculares, entre outros. Concluímos que dos 10 entrevistados, 3 trabalham a diversidade étnico racial e 7 afirmam não terem estudado esse tema durante a formação inicial e continuada e que essa falta de acesso a essas reflexões contribui para a não apresentação do tema em sala de aula.

Veja o artigo completo: PDF