Resumo Trabalho

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO: MUDANÇAS DE ATITUDES EM TURMAS MULTISSERIADAS

FRANCISCO ALVES CORDEIRO NETO

Esta pesquisa realizou-se em uma turma multisseriada, através da execução do projeto meio ambiente realizado pela secretaria de educação do município da cidade de Mulungu-PB. Surgiu a partir de uma série de problemas enfrentados nas próprias escolas municipais pelos alunos, inclusive relacionado ao lixo escolar. Diante disso, precisou-se refletir sobre o uso abusivo dos recursos naturais pelo ser humano e as consequências dessas atitudes que vem acarretando uma série de problemas ao ambiente. E é justamente na escola onde deve-se trabalhar com as crianças desde pequenas, atos conscientes para que elas cresçam tendo atitudes benéficas para o bem-estar de todos os seres vivos. Dessa forma, é preciso que elas reconheçam os atuais problemas que estão sendo praticados na própria comunidade para que possa intervir e desenvolver hábitos saudáveis na escola, na família e na vizinhança. Para a concretização deste trabalho foi utilizado autores que discute sobre esta temática, para assim, efetivar o conhecimento transmitido a turma, através de uma metodologia baseada em pesquisas na internet, saída a campo, entrevista com a família, a vizinhança e outros membros da comunidade. Com todo esse material em mãos foi confeccionado cartazes em equipe para apresentação dos temas trabalhados durante a execução das atividades, além de elaboração de pequenos textos. Com isso, observa-se o desenvolvimento da turma com processo de leitura e escrita, havendo a participação de todos da turma no processo de inclusão e aprendizagem discente.

Veja o artigo completo: PDF