Resumo Trabalho

PERCURSO DE UM ESTUDANTE EM FORMAÇÃO: UMA DUPLA ENTRADA ENTRE O BIOGRÁFICO E O EDUCATIVO

JOSÉ BEZERRA NETO

RESUMO Trata-se de um artigo que advém das observações feitas durante o percurso de formação de um estudante com deficiência múltipla, Intelectual e visual, acompanhado, desde o ano de 2014, pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Aborda o biográfico e o educativo como dupla entrada de sua produção e construção do conhecimento. O objetivo é de apresentar a condição de um estudante com deficiência múltipla e as adequações necessárias, e realizadas, para a progressão nos estudos, considerando as orientações sinalizadas por profissionais especializados da DAIN que o acompanham, desde o início do seu curso, para compreender, como o estudante vem obtendo êxito nos estudos em sua trajetória de história de formação acadêmica, bem como os processos de adaptações em curso relativos ao seu aprendizado. Escolhemos o método de pesquisa (auto) biográfico e de história de vida, com sessões de narrativas reflexivas e entrevistas de profundidade com o estudante. O acompanhamento da DAIN aponta amplas possibilidades de sucesso acadêmico a partir do respeito às adequações feitas pelos professores, para superação dos estigmas e condução ao êxito nos estudos. Concluímos que as adequações tendo sido observadas levam ao êxito acadêmico e são centrais para a compreensão da trajetória de vida e formação refletida do estudante, bem como o entendimento da (auto) biografia como um método investigativo no processo de transformação do sujeito, no pensar em si, falar de si e escrever de si, autoformação e transformação. Palavras-chave: Formação, Biográfico, Educativo, Deficiência Múltipla.

Veja o artigo completo: PDF