Resumo Trabalho

ADOLESCÊNCIA E AS DIFICULDADES DE ENSINAR A QUEM NÃO QUER APRENDER

TAYNARA FERREIRA DA SILVA GALDINO

Este artigo tem como objetivo mostra que a adolescência é marcada por diversas características e momentos que nem sempre são comuns a todos os adolescentes. Para alguns autores a adolescência é uma construção social, não é algo universal e que acontece de forma igual com todas as pessoas, ou seja, a maneira como esse momento será vivido depende da influência do meio em que o adolescente está inserido, a família, a cultura, os valores, os ensinamentos, os costumes entre outros, tudo contribui e influencia esse modo de viver e de ver o mundo. Grande parte dos adolescentes possui uma visão de aprendizagem bastante contraditória ao que o termo procura repassar, pelo fato da forma como o professor trabalha em sala de aula, na maioria das vezes, não fazer com que os conhecimentos adquiridos sejam associados a realidade do aluno, não conseguem fazer uma relação entre teoria e prática, o que favorece um desestímulo ainda maior por parte dos alunos. Então, se faz necessário promover uma ressignificação do termo, mas associando-o a prática, para que assim os alunos tenham uma motivação maior para aprender.

Veja o artigo completo: PDF