Resumo Trabalho

A FORMAÇÃO DA PROFESSORA ALFABETIZADORA: UM OLHAR CRÍTICO PARA AS VOZES DAS PROFESSORAS

RANYELI MARCOLINO DA SILVA BRANDÃO

O presente artigo trata de um estudo que tem como objetivo refletir sobre a formação de uma professora alfabetizadora, a partir de um estudo desenvolvido no componente curricular: Alfabetização e Letramento, do curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, semestre 2017.2. Além disso, também refletimos como se construiu sua formação e como ela a mantem nos dias de hoje, enquanto professora alfabetizadora o que ela ver o que seja alfabetizar. O que durante sua prática ela fez para alfabetizar seus alunos e o que ela faz diante das dificuldades e necessidades de seus alunos. Para isso, fizemos uma pesquisa exploratória, que foi realizada com uma alfabetizadora de escola pública da zona rural da cidade de Alagoa Nova- PB. Nessa pesquisa exploratória, analisamos também a voz dessa professora, mediante a entrevista realizada com a mesma, verificando a situação na qual se encontra esta professora alfabetizadora. Envolvendo, ainda, que meios ela busca para que seus alunos sejam alfabetizados, como ela faz para atender a todos. É muito importante que à professora esteja preparada para fazer com que seus alunos aprendam, de modo que possa lidar com a diversidade presente em sala de aula, relativo aos fatores que devem ser analisados nas três questões feitas à professora, com nosso olhar crítico.

Veja o artigo completo: PDF