Resumo Trabalho

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO DA LIBRAS EM UMA TURMA REGULAR: FACILITANDO A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

ANA LUIZA BARCELOS RIBEIRO

A inclusão escolar tem gerado muitos desafios, respaldados pela legislação muitos alunos com deficiência tem seu acesso e permanência garantidos na escola regular, mas ainda há muito o que ser feito para que ocorra a aprendizagem. Os alunos com deficiência auditiva que utilizam a Língua brasileira de sinais necessitam do amparo de um intérprete, mas apenas isso não garante a inclusão escolar, para que a mesma ocorra de forma significativa a escola e todos os que estão inseridos nela, comunidade escolar e alunos, precisam conhecer essa língua a fim de que possam se comunicar com esse aluno e este se sinta pertencente ao ambiente educacional. A fim de contribuir com a inclusão escolar de um aluno com deficiência auditiva na rede regular de ensino do município de Campos dos Goytacazes /RJ foi desenvolvido “oficinas de LIBRAS” em sua turma no decorrer do ano de 2017 para que os alunos ouvintes aprendessem a língua e houvesse uma comunicação efetiva. Os alunos envolvidos nesta oficina demonstraram bastante interesse diminuíram o preconceito e o medo de lidar com o diferente, além de interagir com ele nos diversos momentos da dinâmica escolar e fora dela, gerando assim a inclusão social.

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