Resumo Trabalho

NARRAR E ESCREVER: ASCENSÃO SOCIAL POR MEIO DOS ESTUDOS DE UM DISCENTE COM BAIXA VISÃO DE CAMADA POPULAR

STENIO DE BRITO FERNANDES

Este artigo emergiu da ação de um Projeto de Pesquisa em andamento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPEG) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), intitulado: Ascensão Social por meio dos estudos de estudantes de origem popular: da Educação Básica até a Universidade. Partindo da reflexão de narrar e escrever, tem como objetivo, compreender por meio das narrativas (auto)biográficas como um discente com baixa visão de camada popular do curso de Direito - UERN vem conquistando sua ascensão social por meio dos estudos desde a Educação Básica até a Universidade, com vista, o êxito escolar. É uma pesquisa de abordagem qualitativa. Utilizamos como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica. Como resultados, apontamos que, as narrativas (auto)biográficas do discente com baixa visão de camada popular, mostrou sua a ascensão social por meio dos estudos desde a Educação Básica até chegar à Universidade no curso de direito - UERN. O acesso e a permanência do discente na sua trajetória da Educação Básica e da Universidade é fruto do apoio familiar e do acompanhamento da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN). As lições e aprendizagens passada pela família e a DAIN contribuem para a formação do discente, tornando empoderado e determinado na luta pela quebra das barreiras arquitetônicas e atitudinais vivenciadas nos espaços social e acadêmico. As experiências formativas permitiram ao discente conhecer e vivenciar a abertura para a alteridade, tendo como pista o êxito social pelos estudos.

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