Resumo Trabalho

EDUCAÇÃO POLÍTICA NA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE NUM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM ELETRICIDADE BÁSICA ATRAVÉS DA METODOLOGIA DE “CRIAÇÃO DO SABER” DO CTC-RECIFE/PE

LUCIANA MACHADO DA COSTA

Este artigo é um relato de experiência docente vivenciada ao preparar e lecionar o módulo Educação Política em um curso de extensão para formação inicial e continuada de jovens e adultos trabalhadores, em Eletricidade Básica, através da metodologia “criação do saber” do Centro de Trabalho e Cultura – CTC, de Recife/Pernambuco, a qual baseia-se na pedagogia da pergunta. O objetivo do módulo foi a formação política para o mundo do trabalho a partir de uma perspectiva histórica da formação da classe trabalhadora no Brasil. Com ênfase na construção de um saber coletivo e participativo, o docente atua como instigador e mediador através de perguntas dirigidas a um público de EJA que buscava no curso uma formação inicial ou continuada para seu reposicionamento no mercado de trabalho. A experiência faz parte de um projeto de doutorado inserido nos estudos do NUCLEAPE/IFF/UENF (Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência). Este relato aborda a forma de construção do módulo de Educação Política e uma reflexão sobre a experiência docente a partir da pedagogia da pergunta.

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