Resumo Trabalho

ROBOMIND COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA ESTIMULAR LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM DEFICIENTES AUDITIVOS

REGINA BARWALDT

Nossa sociedade encontra-se em constante desenvolvimento, onde diariamente surgem novos conceitos e tecnologias, assim, a educação tem acompanhado essa evolução, possibilitando educadores e educandos desfrutarem dessas tecnologias com o objetivo de construírem uma aprendizagem significativa. Educandos com deficiência auditiva ou surdez apresentam uma dificuldade maior para construírem seu conhecimento acerca da lógica de programação, tendo em vista a falta de termos técnicos na linguagem de sinais em LIBRAS para lógica de programação. Neste sentido, utilizar essas novas tecnologias que surgem para reduzir a dificuldade dos educandos com deficiência auditiva no entendimento sobre lógica de programação pode ser uma alternativa eficaz. O objetivo deste trabalho é utilizar o software RoboMind como ferramenta para auxiliar a estimular lógica de programação de educandos com deficiência auditiva ou surdez. Para o desenvolvimento deste projeto foi aplicada uma oficina para um grupo de educandos de uma Escola Municipal para surdos. A oficina foi composta por quatro encontros presencias de duas horas cada e ao final da oficina foi aplicado um questionário com objetivo de avaliar a eficácia da ferramenta . Após as análises realizadas sobre as respostas obtidas no questionário, pode-se concluir que o software Robomind é uma possibilidade eficaz para auxiliar e estimular a lógica de programação de educandos com deficiência auditiva.

Veja o artigo completo: PDF