Resumo Trabalho

CURSO DE EXTENSÃO DE PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA (L2): A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS SURDOS

MARCILENE FRANÇA DA SILVA TABOSA

A inclusão de alunos surdos no ensino regular nos diversos níveis de ensino requer da instituição transformações substanciais para que a inclusão seja significativa. Um dos aspectos a serem observados nesse contexto é o conhecimento que o discente surdo apresenta sobre a Língua Portuguesa como segunda língua, que se configura – em sua maioria – como uma grande dificuldade do aluno surdo, já que a Libras é a sua língua materna. Nesse contexto, o IFRN/NAPNE em parceria com a UFRN desenvolveu um curso de extensão intitulado “Português para Surdos como L2”, que teve como intuito contribuir com o ensino-aprendizagem dos alunos surdo da Língua Portuguesa escrita, leitura e compreensão de textos. Essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de identificar as contribuições desse curso na perspectiva dos alunos surdos. É uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, cujo procedimento de coleta de dados foi um questionário estruturado de perguntas aberta e fechadas com 13 surdos participantes do projeto. Concluímos que o projeto aqui exposto resultou em uma aprendizagem significativa para esses alunos, resultando na aprovação de alguns participantes nos cursos da UFRN e do IFRN.

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