Resumo Trabalho

O CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO E VALORIZAÇÃO DA VIDA

ESMÊNIA SOARES COSTA BARRETO

O currículo escolar deve ser analisado, reelaborado e replanejado, contínua e coletivamente, na busca de obter um ensino-aprendizagem construtivo, mais próximo possível da vida e da realidade social dos educandos, que os considere como cidadãos e seres políticos, bem como desenvolvendo uma função socializadora. Nessa perspectiva, este artigo objetiva analisar o currículo refletindo acerca de valores, respeito à diversidade e valorização da vida para que se tenha um ensino-aprendizagem mais dinâmico e significativo. O procedimento metodológico utilizado é de natureza qualitativa, consistindo em pesquisa bibliográfica exploratória. Foram analisados textos/documentos, tais como o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014-2024, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/2014), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), à luz de estudiosos como Elizabeth Macedo (2017), Amélia Hamze (2012) e Nelson de Luca Pretto (1997). Com o estudo, percebe-se a importância de tomarmos consciência de que a escola que almejamos para alunos e para a comunidade em geral é aquela que se apresenta de forma integral, privilegiando aprendizagens, os sentidos da vida, que se moderniza de forma a acompanhar as mudanças da sociedade, os processos tecnológicos, onde todos contribuem e desempenham suas funções como construtores e detentores do conhecimento, respeitando a diversidade cultural e do ser social, porém sem abdicar de uma sólida formação em valores.

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