Resumo Trabalho

INCLUIR SEM EXCLUIR O ALUNO DO AEE, DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS NA BIBLIOTECA E EM SALA DE AEE NA E.E.E.F.M. JOVELINA GOMES-UIRAÚNA-PB

CHRISTIANNE NOGUEIRA DONATO FORMIGA

Resumo: Este trabalho terá o objetivo de relatar as experiências inclusivas da prática desenvolvida na escola E.E.E.F.M. Jovelina Gomes-Uiraúna-PB. A inclusão escolar de alunos com deficiências na aprendizagem ,como forma de atender à necessidade da comunidade na escola fazendo parte da sua demanda escolar, é um constante desafio , para o corpo docente e os discentes atendidos na E.E.E.F.M. Jovelina Gomes-Uiraúna-PB. Como incluir sem excluir ao aluno do AEE, proporcionar a sua socialização destes alunos com os ditos normais. Nesse contexto iremos descrever acerca do trabalho desenvolvido na biblioteca como uma consonância, ou complementação da sala do AEE, na biblioteca os alunos no geral resolvem suas atividades passadas em sala de aula do ensino regular ,pois , todos nós sabemos, que o ensino do AEE, e escola ´possui uma sala multifuncional onde os alunos fazem suas atividades convencionais, porém utilizam a biblioteca, também para fazer seus trabalhos e leituras , pois , se sentem mais acolhidos e menos expostos, pois na sua maioria são muito tímidos e para evitar bullying preferem fazer as suas atividades na biblioteca, A escola oferece também a EJA, no período da noite e o PROJOVEM URBANO, de manhã os anos 3°,4°,5° ,os chamados anos inicias, ou primeiros saberes da infância, e o ensino regular de 6° ao 9° ano do ensino regular. O presente trabalho esta sendo desenvolvido ao longo de do ano de 2017/ 2018,tendo como objeto de estudos alunos atendidos no AEE, No turno da tarde com os seguintes transtornos: Retardo Mental Leve, Dislexia, Déficit de Atenção, transtorno de aprendizagem, Hiperatividade, Deficiência Intelectual.

Veja o artigo completo: PDF