Resumo Trabalho

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE HISTÓRIA DA URCA: INCLUSÃO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE

MARIA ARLEILMA FERREIRA DE SOUSA

A escola reflete a realidade da sociedade na qual está inserida, sendo assim, também se configura como um espaço de exclusão. Nesse sentido, nos cabe indagar: qual o papel dos educadores nesse contexto? Qual a função dos cursos de formação de professores na atualidade? Esse trabalho busca refletir sobre a formação de professores na região do Cariri cearense a partir da prática de experiência desenvolvida ao longo das disciplinas de Estágio Supervisionado em História do curso de Licenciatura Plena em História na Universidade Regional do Cariri – URCA-CE. O Estágio é um dos momentos mais importante de um curso de licenciatura, pois é o período no qual o discente tem a oportunidade de entrar em contato com a escola, seu futuro campo de atuação. Os Estágios Supervisionados em História da URCA tem possibilitado um maior envolvimento dos professores regente das disciplinas, dos professores que recepcionam e acompanham os estagiários na escola e dos professorandos em formação. Nos últimos anos foram realizados Seminários de Estágio cuja finalidade foi estabelecer uma aproximação mais direta entre Universidade e Escola e contribuir com o processo de formação de ambos.

Veja o artigo completo: PDF