Resumo Trabalho

POLITICAS PÚBLICAS PARA INCLUSÃO EDUCACIONAL

ANDREZZA FARIAS VIANA

Atualmente muitos são os debates em torno do paradigma da Educação Inclusiva, as discussões perpassam desde o processo histórico para o progresso da construção desse novo modelo de ensino até as legislações que garantem esse direito. Sabemos que a educação inclusiva no Brasil é um desígnio recente, que vem tomando forma com o passar do tempo e a formação de políticas públicas voltadas ao atendimento para alunos com alguma necessidade educacional. Entendemos que a inclusão se define como o processo por meio do qual a sociedade se reestrutura e se adapta para receber, nos seus sistemas, pessoas com alguma deficiência. Nesse processo, tanto a comunidade quanto as pessoas com deficiência (sejam elas físicas, mentais ou de qualquer outra ordem) precisam discutir e buscar soluções adequadas de adaptação. É indispensável atualmente, o debate sobre os obstáculos e desafios para introdução da educação inclusiva no Brasil, pois ela ainda não é uma realidade em muitas escolas. O advento de educação para todos é colocado em prática quando as instituições de ensino se organizam em todas as suas instâncias para acolher e oferecer uma educação de qualidade aos alunos com necessidades especiais, atingindo crescimentos educacionais significativos com esses estudantes. Vivemos em uma sociedade de constantes mudanças, novas tecnologias e escola para todos de qualidade. O que nos faz refletir de como se está propondo a aprendizagem para estes alunos com deficiência. A inclusão escolar é um desafio e se faz necessária aos envolvidos com políticas públicas, para que estes alunos possam desenvolver sua cidadania e amplie sua perspectiva existencial. Este trabalho tem por objetivo analisar as políticas públicas de inclusão e acessibilidade nos sistemas educacionais, utilizamos a metodologia de revisão de bibliográfica para abranger de forma mais profunda estas leis nos dando uma visão de como se encontram as mesmas atualmente.

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