Resumo Trabalho

MULTILETRAMENTO: UM DIÁLOGO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PRISMA DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

DILMA COSTA NOGUEIRA DIAS

O multiletramento é uma ferramenta para realizarmos mudanças na maneira de ensinar as crianças com dificuldades de aprendizagem. Propomos a temática do meio ambiente para trazermos a discussão os avanços da sociedade com o objetivo de trabalhar atitudes, formação de valores e mais ações práticas do que teóricas para, que a criança possa aprender a amar, respeitar e praticar ações focadas na preservação ambiental. Priorizamos a individualidade de cada aluno, onde o professor tem como foco oportunizar a participação e a aprendizagem de todos independente de suas particularidades, assegurando que todos, participem, dialoguem, interajam entre si. Os saberes das crianças sobre a temática nos proporcionam estratégias prazerosas e inovadoras voltadas para o desenvolvimento delas na perspectiva da educação ambiental. O conhecimento trazidos de sua cultura, de seu mundo de vida, de seus valores sociais são de extrema relevância. Trabalhamos com as crianças o diálogo nas rodas de conversa sobre o meio ambiente, entre 20 crianças, na faixa etária de 4 a 5 anos de idade, sendo 1 autista e 3 crianças com dificuldades de aprendizagem. O multiletramento pode ser entendido com uma infinidade de formas de comunicação e de linguagens, através de cores, formas, imagens, sons que contribuem para aprendizagem significativa e prazerosa das crianças, possibilitando desenvolvimento se houver um ambiente propício e professores envolvidos com aprendizagem significativa das crianças. O tema meio ambiente é primordial para contribuir com a sociedade e a escola possibilitando que as questões do cotidiano das crianças possam ser discutidas no ambiente escolar.

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