Resumo Trabalho

DIFICULDADES E DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM: VISÃO DO PROFESSOR ACERCA DA TEMÁTICA

MARIA DA PIEDADE DUARTE PAULINO

Este artigo tem como objetivo apresentar as dificuldades de aprendizagem, sob a ótica do professor(a), assim como os transtornos e distúrbios embutido no processo de ensino-aprendizagem, discutindo a partir de reflexões e relacionando com a prática pedagógica. Consiste em uma pesquisa qualitativa, realizada através de uma entrevista composta por 10 perguntas a respeito das dificuldades de aprendizagem, tendo como público alvo 3 professoras do Ensino Fundamental I, especificamente do 2, 3 e 4 ano, nas cidades de Remígio, Campina Grande e Lagoa Seca, no estado da Paraíba. Após a coleta de dados, realizamos uma análise com base nos resultados obtidos acerca da compreensão das mesmas em relação as dificuldades de aprendizagem. Para tanto, como aporte teórico utilizamos autores como Ciasca, Brito, Rasia e Fonseca, os quais abordam o tema em questão. De acordo com estes autores, dificuldade de aprendizagem e dificuldade escolar são diferentes uma da outra, a primeira entendida na perspectiva de dificuldades na aquisição, integração e expressão de habilidades como compressão auditiva, fala, leitura, escrita e cálculo, no entanto, a dificuldade escolar relaciona o problema a prática pedagógica. Segundo os resultados obtidos por meio da entrevista, entende-se a necessidade de compreender a dificuldade de aprendizagem, bem como os transtornos e distúrbios que acometem as crianças, para melhor inserir um trabalho ao qual promova a aprendizagem a essas crianças. Através da realização dessa pesquisa, podemos observar que de acordo com as respostas obtidas pelas professoras a respeito das dificuldades de aprendizagem, o tema ainda é compreendido de maneira distinta, muitas vezes atribuído a fatores orgânicos.

Veja o artigo completo: PDF