Resumo Trabalho

ANÁLISE DE UMA ENTREVISTA SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVACOM FOCO NA POSTURA ADOTADA PELO PROFESSOR

AYLLA VERÔNICA SANTOS DA PAIXÃO

Com o advento da educação inclusiva no Brasil, as escolas começaram a aceitar alunos com deficiência educacional desde que os mesmos se adequassem aos planos de ensino da instituição. Em vista disso, surgiram as defesas de uma construção social de necessidades educativas, e todo labor desde então para tornar, inclusiva, a educação das escolas regulares. Atualmente, há a preocupação com a capacitação dos docentes para o trabalho com os alunos com deficiências educacionais em salas regulares de ensino. O presente artigo traz uma análise de uma entrevista com um professor licenciado em Matemática pela rede estadual da Bahia e a discussão focando em aspectos da postura adotada por este em sala de aula e buscando refletir sobre o enfrentamento que um professor apresenta de sua atuação profissional frente às classes de alunos com deficiências educacionais. A pergunta diretriz da pesquisa é: o que se mostra importante em relação à postura adotada pelo professor na entrevista e sua atuação profissional sobre a educação inclusiva?Nessa oportunidade apresentamos a análise e a discussão da categoria postura adotada pelo professor. Pudemos entender que as grades curriculares dos cursos de licenciatura sofrem de escassez de disciplinas relacionadas à educação inclusiva e também as consequências vistas nas salas de aulas regulares nos dias atuais tanto para os professores como para os alunos exigindo enfrentamento, criatividade, coragem e empenho para uma formação continuada, no caso dos professores.

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