Resumo Trabalho

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA INOVADORAS: UMA EXPERIÊNCIA COM POESIA DE CORDEL E JOGO SÉRIO NA ESCOLA DO CAMPO

RAFAEL BARROS DE SOUSA

Este trabalho tem por objetivo reconhecer e promover a importância da leitura como objeto de múltiplos benefícios para a convivência social, enaltecendo sua importância e revelando uma grande preocupação para a sociedade contemporânea. Com o advento das novas tecnologias, a falta de gosto pela leitura torna-se um problema que precisa ser debatido e encarado de frente, para que possíveis soluções possam ser lançadas a fim de sanar ou amenizar a inferiorização da leitura de vários gêneros textuais e, em específico, a do texto literário, entre eles, os folhetos de cordel, de uma perspectiva meramente instrumental que desconsidera a possibilidade da leitura como algo bom e prazeroso para o educando. Diante desta problemática, vislumbra-se a construção de pontes entre a literatura de cordel e as novas tecnologias, tão próximas dos/as alunos/as. A experiência visou promover o diálogo entre as práticas leitoras e as tecnologias, a partir da intervenção em dois grupos de mesma série, de escolas diferentes, aplicando-se o mesmo conteúdo. No grupo de controle, foram feitas apenas observações para analisarmos as variantes de engajamento, participação e etc. No grupo de estudo, promovemos momentos de leitura de cordel, releituras e discussões acerca de problemas sociais que pudessem ser solucionados a partir de ações em consonância com as tecnologias e a leitura de folheto de cordel. Realizadas essas ações com folhetos e o suporte do jogo sério, comparou-se as práticas que um grupo e outro vinham desenvolvendo, revelando que o grupo de estudo que participou das ações de leitura e experiências tecnológicas de jogos sérios, demonstrou um despertar pra questões sociais, desencadeando um interesse pela literatura de cordel.

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