Resumo Trabalho

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO MULTIDISCIPLINAR BASEADO NA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE (CIF)

Autor(es): FERNANDA CURY MARTINS TEIGAO, KETHELYN CONTENTE ALVES e orientado por PROFª DRª AURISTELA DUARTE DE LIMA MOSER

Introdução. O aumento da expectativa de vida no país decorrente do envelhecimento trouxe também uma preocupação com a redução progressiva da capacidade funcional em idosos institucionalizados demandando novas abordagens avaliativas. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), contempla aspectos físicos, sociais e ambientais e propõe uma codificação por meio de categorias que se traduz em uma linguagem universal para comparação de dados entre países e serviços de saúde. Objetivos. Construir um instrumento multidisciplinar de avaliação da funcionalidade em idosos institucionalizados baseado na CIF e validá-lo com especialistas da área. Método. Em uma Instituição de Longa Permanência Para Idosos (ILPI) dados das fichas de avaliação dos serviços de Assistência Social, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional foram correlacionados às categorias da CIF e composto um instrumento de avaliação a ser validado com os especialistas. Resultados e Discussão. Na maioria dos itens avaliados houve concordância entre o código na CIF e a perspectiva de avaliação do profissional. Foi verificado que o mesmo item pode ser avaliado em diferentes perspectivas. Divergências foram encontradas, porém, após a validação com o profissional, foi possível adequar o código ou confirmar o que a CIF não contempla. Considerações Finais. O instrumento desenvolvido contribuiu tanto na uniformização dos conteúdos empregados nas avaliações dos profissionais, quanto na facilidade de monitorar o idoso institucionalizado ao longo da vida gerenciando os dados em um único instrumento, traçando ações preventivas e minimizando ou eliminando possíveis agravos á saúde advindos do envelhecimento, conforme o modelo multidirecional da CIF.

Veja o artigo completo: PDF