Resumo Trabalho

AÇÕES NECESSÁRIAS PARA CONSTRUÇÃO DE UMA LINHA DE CUIDADO DE ENFERMAGEM VOLTADO À PACIENTES HIPERTENSOS IDOSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE.

Autor(es): GABRIELA THOMÉ DA CRUZ DE OLIVEIRA, MARIA ALICE SIQUEIRA DE OLIVEIRA DA SILVA, JULIANA VIEIRA DE ARAUJO SANDRI, JÉSSICA BOTTAMEDI RUBERTI e orientado por POLLYANA BORTHOLAZZI GOUVEA

Dentre as condições crônicas de saúde, a hipertensão arterial sistêmica se destaca entre as doenças crônicas não transmissíveis prevalentes em território nacional. Orientado pelo novo modelo de atenção à saúde, o modelo em rede, a equipe de enfermagem passa a utilizar no seu processo de trabalho, alguns instrumentos que garantam uma base para prática profissional, dentre estes, as linhas de cuidados ao paciente que permitem desenvolver o processo de cuidar com vistas a melhoria da condição de saúde das pessoas, minimizando os riscos e garantindo a integralidade do cuidado. Esta pesquisa busca conhecer quais são ações necessárias para construção de uma linha de cuidado de enfermagem voltado à pacientes hipertensos idosos na atenção primária a saúde. Trata-se de um estudo, o qual foi utilizada a pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório com base de documentos, diretrizes, tese e artigos científicos. Espera-se que o presente estudo contribua para a reflexão sobre as ações necessárias para construção de uma linha de cuidado de enfermagem voltado à pacientes hipertensos idosos na atenção primária a saúde com ênfase no que diz respeito aos cuidados prestado pelo profissional de enfermagem.

Veja o artigo completo: PDF