Resumo Trabalho

UTILIZANDO O DESIGN PARTICIPATIVO NA ELABORAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO PARA PREVENÇÃO E ALERTA DE QUEDAS DE IDOSOS EM AMBIENTES FORA DE CASA.

Autor(es): CORA LIMA SALES e orientado por LEONARDO CASTILLO (DPTO. DE DESIGN UFPE); COORIENTADOR: WILLIAN GRILLO (CESAR)

Sob a ótica do design, além de entender os problemas que vêm com o avanço da idade no organismo, pensar nas soluções envolve também o desafio de entender os contextos em que esses problemas se apresentam. Fatores como a autonomia e a independência do indivíduo ao envelhecer são tão importantes para o bem estar quanto à manutenção da sua segurança, por exemplo. Pesquisas apontam cada vez mais que a garantia de um envelhecimento saudável e ativo tem a ver com a preservação da capacidade de realização das atividades básicas da vida cotidiana. Este trabalho, propõe um caminho nesse sentido, na busca por alternativas de inovação para o público idoso. Acredita-se que a vivência compartilhada por participantes dentro do processo criativo permite que possamos explorar o problema de outras formas. O objetivo principal é a geração de uma proposta que possa agregar valor às soluções já existentes, considerando também, ainda que superficialmente, o cenário dos brasileiros que buscam essas alternativas. Neste trabalho, apresentamos o esboço de um serviço que integra uma plataforma de monitoramento associada a um artefato de detecção de queda utilizado pelo idoso. As principais características são apresentadas num formato de diagrama (Service Blueprint), bem como nas indicações das atividades necessárias para o refinamento da solução à posteriori, considerando a continuação do processo de design, e as múltiplas necessidades e possibilidades de integração a outros produtos.

Veja o artigo completo: PDF