Resumo Trabalho

AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS PARA O ENSINO DA ÁLGEBRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor(es): FABIOLA DA CRUZ MARTINS e orientado por ALUSKA DIAS RAMOS DE MACEDO

Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as orientações e direcionamentos contidos nos documentos oficiais para o ensino da Álgebra nos anos finais do ensino fundamental. É uma pesquisa qualitativa caracterizado como documental, a qual faz inicialmente a análise das orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no que diz respeito ao ensino da Álgebra nos anos finais do ensino fundamental, e em seguida, por considerar que tais orientações devem ser interpretadas e adaptadas localmente, faz uma análise do Referencial Curricular do Ensino Fundamental Estado da Paraíba (RCEF-PB) de Matemática, direcionando também o olhar para o ensino da Álgebra nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa apresenta fortes indícios quanto as potencialidades da Resolução de Problemas no ensino da Álgebra, destacando também como uma problemática emergente, a não utilização desta em sala de aula. Diante disso, pretendemos a partir deste trabalho, poder contribuir com os educadores e pesquisadores, com reflexões quanto ao ensino de Álgebra nos anos finais do ensino fundamental e a utilização da Resolução de Problemas na sala de aula de Matemática.

Veja o artigo completo: PDF