Resumo Trabalho

UTILIZAÇÃO DAS TRANSFORMADAS DE FOURIER E WAVELET PARA ANÁLISE E DIMENSIONAMENTO DE VÓRTICE EM SÉRIES TEMPORAIS SINTÉTICAS E REAIS (OBTIDAS NA ATMOSFERA TROPICAL)

Autor(es): JOSÉ LUIZ DA SILVA DE SOUZA, REYNERTH PEREIRA DA COSTA, FRANCISCO OTAVIO MIRANDA FARIAS e orientado por FRANCISCO OTAVIO MIRANDA FARIAS

Neste trabalho busca-se estimar as dimensões de vórtice da Camada Limite Convectiva a partir da aplicação das transformadas de Fourier e Transformada Wavelet Complexa de Morlet. As transformadas serão utilizadas para construir espectros de turbulência a partir de sinais medidos em torre meteorológica acima de floresta. Os espectros de turbulência serão construídos principalmente a partir da componente horizontal e vertical dos campos de velocidade do vento para identificação da região em que se localizam oscilações de baixa frequência a partir da qual as análises de dimensão de vórtices serão realizadas. Como resultados, pôde-se determinar as dimensões dos maiores vórtices a partir da análise dos números de onda associados às oscilações de baixa frequência dos campos de velocidade do vento, utilizando-se séries temporais medidas acima da atmosfera tropical.

Veja o artigo completo: PDF