Resumo Trabalho

UMA ANÁLISE DA DEPENDÊNCIA DE INTERNET EM ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL BASEADA NO INTERNET ADDICTION TEST (IAT)

Autor(es): ALINE DA SILVA BISPO, ISABELLY DE OLIVEIRA EUFLAUZINO, THAIS HELENA MONTEIRO VIEIRA, NIVIA DE ARAÚJO LOPES e orientado por HELBER WAGNER DA SILVA

Os smartphones capazes de conexão à Internet através do meio sem fio representam Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) cada vez mais presentes no cotidiano de uma grande parcela da população. Embora sejam inegáveis os seus benefícios (ex., aprendizado móvel, comunicação em tempo real, comércio eletrônico, operações bancárias online e etc.), o uso abusivo dos smartphones pode resultar no problema da dependência de Internet, que reduz a qualidade de vida das pessoas ao trazer danos mentais e físicos. Os trabalhos recentes voltados para a investigação dessa temática indicam que os jovens são os mais afetados, e isso tem um grande impacto no rendimento acadêmico, resultando até mesmo na evasão escolar. Assim, este artigo apresenta uma análise da dependência de Internet em alunos de cursos técnicos e de tecnologia da educação profissional, com base no instrumento de avaliação Internet Addiction Test (IAT). Pôde-se observar que quase 90% dos alunos respondentes do IAT disseram acessar a Internet na escola mais do que o necessário e mais de 50% afirmaram que o tempo dedicado a estar conectados à Internet afeta as tarefas e as notas. Esse perfil de uso abusivo do smartphone revela um indício de dependência de Internet, o que reforça a necessidade de conceber, realizar e avaliar o impacto de ações preventivas e de intervenção, junto aos alunos, para evitar que tal problema resulte em evasões escolares.

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