Resumo Trabalho

O MODELO DAS MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS-PERNAMBUCO (MOMUP-PE) COMO PROPOSTA TEÓRICO/ METODOLÓGICA NO ENSINO DE CONCEITOS DE BIOLOGIA: UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA

Autor(es): FERNANDA MUNIZ BRAYNER LOPES, RISONILTA GERMANO BEZERRA DE SÁ, ZÉLIA MARIA SOARES JÓFILI, ANA MARIA DOS ANJOS CARNEIRO LEÃO e orientado por ZÉLIA MARIA SOARES JÓFILI/ANA MARIA DOS ANJOS CARNEIRO-LEÃO

O presente estudo apresenta concepções sobre processos biológicos, construídos a partir de um contexto fictício, envolvendo o personagem Garfield. O trabalho foi desenvolvido a partir de tirinhas enfocando diferentes momentos do gato Garfield e sua relação com os alimentos. Para trabalhar os conceitos envolvidos no contexto alimentar utilizou-se o Modelo das Múltiplas Perspectivas-Pernambuco (MoMuP-PE) com professores da Educação Básica e do Ensino Superior. O processo transcorre a partir dos movimentos de desconstrução do caso estudado, de forma orientada e reflexiva, buscando articular os conhecimentos prévios do grupo, ressignificando-os através de um processo de reconstrução articulada e paradigmática. Os trabalhos foram desenvolvidos a partir da Base Operacional de Aprendizagem (BOA) proposta por Galperin, integrando as ferramentas cognitivas necessárias à realização da ação, - orientação, execução e controle - para o estudo de conceitos de natureza complexa. Observou-se nos trabalhos realizados pelas equipes, interações mediadas perpassando os momentos do MoMuP-PE, onde o conceito a ser elaborado se apresentava em ações executadas num plano externo e a linguagem auxiliava na conversão da ação externa em ação teórica, favorecendo o desenvolvimento do pensamento no processo de internalização da ação.

Veja o artigo completo: PDF