Resumo Trabalho

ANÁLISE DE RENDIMENTO E CARACTERÍSTICAS DO ÓLEO DO NIM (AZADIRACTHA INDICA A.JUSS) EXTRAÍDO A PARTIR DE DIFERENTES SOLVENTES.

Autor(es): RENATA DA SILVA BONFIM, ARYANDSON DA SILVA e orientado por LUIZ ANTONIO NASCIMENTO, DJESON MATEUS ALVES DA COSTA.

O nim (Azadiractha Indica A.Juss), árvore originária da Índia e tem sido espalhada por várias regiões do Brasil, o óleo extraído de sua semente é rico em vários componentes, sendo o principal dele, a azadiractina. A sua extração pode ser feita por meio de vários métodos, sendo utilizado neste trabalho o método por solvente. O objetivo deste trabalho é comparar e analisar o influência do solvente nas propriedades do óleo extraído, utilizamos os seguintes pares de solvente, Hexano:Etanol, Hexano:Metanol e Etanol:Metanol, todos na relação 1:1. Para isso foi feito análise de rendimento e teste como o da acidez, umidade e de cinzas. O óleo que obteve o melhor rendimento foi o extraído a partir do Hexano:Metanol, que obteve um rendimento de 38%, porém, o que obteve melhor resultado, em todos os testes, foi o óleo extraído pelo par Hexano:Etanol. A diferença das características do óleo extraído deve-se às propriedades do solvente, por isso, é um fator de grande importância para qualquer extração de óleo.

Veja o artigo completo: PDF