Resumo Trabalho

O PROJETO COMO MODALIDADE DIDÁTICA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE SEXUALIDADE

Autor(es): ALMIR ROCHA DOS SANTOS, ALEXANDRE RODRIGUES DA CONCEIÇÃO, CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS e orientado por MARIA DANIELLE ARAÚJO MOTA

As discussões acerca da importância de um Ensino de Biologia que faça parte da realidade dos estudantes, têm se tornado cada vez mais necessária. Nessa perspectiva, é importante que os professores revejam sua prática docente, e assim tenham condições de perceberem a necessidade de utilizar outras metodologias que contribuam para a aprendizagem dos discentes. Essa realidade, pode ser possível através da utilização de modalidades didáticas, a exemplo dos Projetos, que podem contribuir para que os estudantes adquiram conhecimentos importantes ao seu desenvolvimento. Diante disso, evidenciou-se no Estágio Supervisionado a elaboração de um projeto sobre sexualidade realizado pela escola, com uma abordagem multidisciplinar, onde após a conclusão do mesmo, observou-se enquanto estagiário a necessidade de socializar com os estudantes suas experiências em participar do projeto. Assim, objetivou-se investigar as percepções de estudantes do Ensino Médio após sua participação em um projeto acerca da sexualidade. A pesquisa foi realizada com a turma de Biologia da primeira série do Ensino Médio, composta por quarenta e dois estudantes, onde os mesmos foram divididos em seis grupos, cada um contendo sete discentes, para que fosse possível a troca de experiências entre eles. Os resultados mostraram o quanto a utilização do projeto foi útil a aquisição de novos conhecimentos, como também despertou nos estudantes o interesse por estudar temas relacionados a sexualidade na adolescência. Da mesma forma, permitiu a troca de experiências e informações essenciais a tomada de decisões corretas, frente a sociedade em que estão inseridos.

Veja o artigo completo: PDF