Resumo Trabalho

PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO POLY COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL

Autor(es): LUANA DE SOUSA COELHO DA SILVA, HIGOR SOUSA DE OLIVEIRA, LUANNA BARBARA APOLINARIO RIBEIRO e orientado por ABIGAIL FREGNI LINS

Nossa proposta de utilização do aplicativo Poly como recurso metodológico para o ensino e aprendizagem da Geometria Plana e Espacial faz parte do Projeto de Extensão UEPB intitulado Exploração de Aplicativos para o Ensino e a Aprendizagem Matemática: práticas pedagógicas e metodológicas colaborativas a professores em exercício. O assunto abordado, Geometria Plana e Espacial, é uma área da Matemática do ensino básico e apresenta muitas dificuldades. Muitos dos alunos não têm conhecimento de noções básicas da Geometria, que devem ser desenvolvidas no Ensino Fundamental e aprimoradas no Ensino Médio. Poly, aplicativo desenvolvido pela Pedagoguery Software Inc., tem sua versão gratuita e disponível em http://www.peda.com/download/. Com o aplicativo Poly é possível explorar diversos sólidos de diferentes formas, inclusive em suas formas planificadas. Esperamos contribuir para o ensino e aprendizagem da Geometria com nossa proposta, visto que são poucos os professores de Matemática que utilizam aplicativos em sala de aula e no estudo da Geometria. Na maioria dos casos, professores não possibilitam aos alunos exploração dos conceitos a serem trabalhados a partir da visualização dos sólidos ou de sua forma planificada.

Veja o artigo completo: PDF