Resumo Trabalho

CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE MONITORIA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autor(es): GIOVANNA DE FÁTIMA ABRANTES OLIVEIRA, PÉRICLES DE FARIAS BORGES e orientado por PÉRICLES DE FARIAS BORGES

O processo de ensino-aprendizagem deve ser acompanhado diariamente pelo professor, sendo necessária uma avaliação qualitativa. Através da postura mediadora é possível possibilitar aos discentes a construção do conhecimento científico. Porém nem sempre é possível devido à grande quantidade de alunos e outros fatores. O projeto de Monitoria Integrada em Componentes Curriculares de Matemática, Estatística e Informática do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais da Universidade Federal da Paraíba – Campus II tem como objetivo promover domínio do conteúdo de matemática e desenvolver habilidades relacionadas à prática docente e experiências voltadas na construção do ensino. De modo que a avaliação da aprendizagem diz respeito ao professor e ao discente é necessária uma investigação das contribuições do projeto de Monitoria para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos matriculados, do aluno-monitor e também dos professores. Para isso, inicialmente foi realizada uma pesquisa quantitativa em relação ao rendimento escolar dos alunos nos períodos anteriores, em seguida foi aplicada uma avaliação diagnóstica para identificar as habilidades e dificuldades dos discentes matriculados no período ao qual a pesquisa está sendo realizada. Em seguida, os grupos de estudos foram formados. Após a primeira avaliação aplicada pelos professores da disciplina de Cálculo I, foi possível observar que o rendimento dos discentes que frequentaram os grupos de estudos foi melhor do que aqueles que não participaram. A partir disso, podemos indicar as possíveis contribuições do projeto de monitoria com o processo de ensino-aprendizagem, promovendo a melhoria do ensino de Matemática.

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