Resumo Trabalho

AS AULAS DO COMPONENTE CURRICULAR BIOLOGIA E AS INTERFACES DA PEDAGOGIA DE PROJETOS: UM OLHAR PARA AS OFICINAS PEDAGÓGICAS, AULAS PRÁTICAS E DE ESTUDO DE MEIO – ENSAIOS RELATADOS

Autor(es): JAILENE DE SOUZA AQUINO

O presente trabalho reuniu as vivências de quatro projetos pedagógicos, a constar: Projeto 1. BioBlog - construindo e compartilhando aprendizado (Ano/2014), Projeto 2. Conexão Jovem da Biologia - tratando das temáticas transversais - educação ambiental e meio ambiente, educação sexual e drogas (Ano/2015), Projeto 3. Portfólio da Biologia: pesquisar, ler, interpretar, experimentar, analisar, escrever e construir aprendizado (Ano/2016) e o Projeto 4. Álbum Seriado da Biologia: pesquisar, ler, interpretar, escrever e vivenciar na prática aprendizagem significativa (Ano 2017). O objetivo geral foi demonstrar as atuações de contextos da pedagogia e a articulação com o trabalho docente do Componente Curricular Biologia, na perspectiva de trazer aprendizagem significativa discente. Os projetos aconteceram na Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito - Araçagi/PB. Partimos da situação problema, que em geral, envolvia a maioria dos estudantes, uma vez que já se encontravam em acomodações estreitas de apenas reproduzir meras cópias dos conteúdos. O lineamento metodológico é de abordagem qualitativa, sendo aplicados 150 questionários e 30 entrevistas em subsídios estruturados. O trabalho envolveu em 2014, 183 estudantes, em 2015, 202, em 2016, 251 e em 2017, 202, respectivamente, e no decorrer dos quatro anos tivemos 29 docentes colaboradores e participantes. Os resultados foram dispostos em tabelas, gráficos e 78 fotografias de composição etnográfica, corroborando com metodologias didáticas.

Veja o artigo completo: PDF